terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cordeiros do mundo.

Desde muito cedo aprendemos que OBEDECER é quase que um dogma a ser seguido em nossas vidas. Apanhamos ao desobedecer a pai ou mãe; apanhamos na escola por desobedecer à professora; apanhamos se não entregamos o dinheiro da merenda ao valentão da escola.
Na mesma escola aprendemos a obedecer aos rituais da moda, seguindo a miúde toda e qualquer “tendência”.
Roupas, brinquedos e nossas primeiras decepções, pois quem tinha dinheiro pra tudo comprar? Daí vem nossa segunda lição: além da obediência, agora temos que vencer a concorrência para “termos”. A qualquer custo e custe o que custar, demovemo-nos de toda e quaisquer dificuldades, para passarmos por cima da nossa vivencia.
Não existe, e se existem, aprendemos que tímidos, negros ou pobres são de outra espécie que não humana. Não existe pessoa quando não se está de acordo com a maioria. Temos que obedecer aos limites impostos e não aos limites que temos, por sermos.
Somos como as ovelhas, tratadas e cuidadas para obedecer a uma força maior. Nossa vontade é secundária diante a “dureza” da vida. Não podemos, temos que conseguir!
Religiões, times de futebol, “gosto” pra isso, “gosto” pra’quilo, simplesmente não existem. Somos como uma máquina de caça-níqueis, onde nossos pais “investem” suas moedas na tentativa de sermos aquilo que eles imaginam.
O ser humano há muito não é respeitado, já chega levando palmada quando nasce; já chega “pra apanhar da vida e ser vencedor!” e se nasce brasileiro? Vixe, F*deu, pois “brasileiro não desiste nunca!” O brasileiro é filho de Deus...
Somos filhos de nossos pais. Isso pelo menos é o que dizem. Sabe-se lá... Tudo é questionável a luz de tantas mentiras que vemos no dia-a-dia.
Nossos pais de verdade carecem e aparecem durante toda a vida, ensinando-nos; costumo chamá-lo de ser-contrário, o fugitivo das normalidades. Onde eu mando e ele obedece meus instintos. Assim, mais do que ser, procuro não ser, impedindo que “batam” eternamente em mim.
O homem jamais desperta após uma agressão, ele se subdivide em ódio e vontade de ser outra pessoa. O homem não foi feito para progredir, foi feito pra ser livre e autor de seu destino. O homem não foi feito de barro, pois mão nenhuma é mais capaz do que aquela que é livre para acenar ao destino que quer.

Nenhum comentário: