sábado, 27 de outubro de 2012

142 anos e uma esperança.


 
 

Emancipar. Separar, e até agora ainda depender? Difícil. Quixadá hoje, em nada lembra a cidade de quando eu nasci. Quase todos os casarões foram derrubados; as praças destruídas pelas pedras portuguesas e nada mais. O açude abandonado e desrespeitado, saúde sucateada, buracos centenários nas ruas, e entre mortos e feridos o povo ainda tem esperança... Ow povo pra sofrer!

O povo quis mudar, ou será que apenas mudou de lado? O povo está sendo sábio ou apenas está sendo esperto? Só ao povo cabe a mudança; mudar o prefeito e um partido, não mudará nada, se o povo não fiscalizar. Nem começou e eu já estou cobrando.

Os dias de oba oba terminaram. Daqui pra frente é tentar recuperar os 142 anos de história. Não dá mais pra fazer um colégio aqui, outro ali e achar que está ou que mudou a história da educação da cidade. O povo pode até se enganar com reforma de praça, de colégio ou ampliação de qualquer coisa que seja, mas eu não.

20 dias se passaram após as eleições e somente se escutam boatos. Fofocas e maus agouros. Uns ressentidos pela derrota, outros contentes com a vitória e onde estão os que estão preparando o nosso futuro? Vão ficar comemorando até quando? Os que perderam vão ficar esperando o circo pegar fogo? Eu quero é ver trabalho com pessoas honradas e sérias, e não ficar de palhaçada o dia todo! Talvez não saibam ou não tenham visto ainda, mas eu ainda estou dando de comer aos que pedem comida na minha porta.

Educação é uma lástima. Hoje, poderia se fazer, nas escolas  públicas da cidade, um simples teste de tabuada. Sabe qual o resultado? Vou nem dizer pra não passar vergonha. A cidade está cheia de faculdades, mas a principal formação tem que se dá na formação do cidadão. Somente o cidadão bem nutrido de educação pode mudar o seu meio social. Alguém nutrido de festa e oba oba, vai ser apenas mais um zumbi.

Alguém pode até achar ruim eu estar reclamando agora, mas não estou muito preocupado com isso não. Estava preocupado quando havia a possibilidade do atraso voltar a ocupar a cadeira de prefeito, mas como isso não vai ocorrer nos próximos 4 anos, temos que aproveitar e avançar. Há muito que se fazer e 4 anos, frente ao atraso de 142 não é nada!

A cidade perde em todos os quesitos para nossa vizinha. Aqui, praticamente não há nada em termos de benéfices públicas. Nem carteira de identidade se consegue por aqui; pelo menos não com muito sacrifício e espera.

Quixadá é hoje um exemplo de autodestruição. Viver é bom, mas viver bem é melhor ainda. Hoje não é um dia de comemorar. Orgulho temos de nossa cidade, mas orgulho do povo e lembrança dos amigos, nada mais. Muitos saíram daqui para tentar uma vida melhor em outras cercanias. Sempre foi assim? Sempre será. Mas nem todo mundo pode comprar um Troller,  pra enfrentar essa buraqueira! Lembremos: buracos centenários!

Espero sinceramente que todo esse mal tenha passado, e que os novos gestores andem pelas ruas e pelo povo. Não merecemos mais sermos enganados pelo Petismo, já chega! O atraso passou... Será? Fiz o que pude para que isso seja verdade.

Ontem quis o verde da minha esperança. Eu disse que a esperança era 10. Hoje o verde é apenas uma lembrança boa, queremos uma realidade. O povo também soube ver isso, e é assim que será pelos próximos 4 anos. Lembrem-se, meus amigos futuros gestores: O mesmo povo que vos acolhe, pode muito bem lhes abandonar. O povo é sábio e eu não sou burro.

Nenhum comentário: