segunda-feira, 21 de outubro de 2019

A decepção



Desde cedo, porém, não sei se tão cedo assim, deparamo-nos com um sentimento bastante disforme, que se transforma e se transporta pelo tempo, como fosse uma sina de aprendizado constante. Assim o chamo: decepção.
A primeira que tive foi com minha mãe, pois com apenas 5 anos me deixou em mãos desconhecidas, num local pouco iluminado, com gente tão pequena e chata quanto eu. Chamavam de colégio. Chorei todos os dias que ela me deixava lá, por uns 2 anos. É muita decepção!
Depois disso, as coisas só aumentaram e só pioraram. Passei a conhecer pessoas e as pessoas. Eram péssimas e pouco mudou até hoje. Mas nesse e entre tais momentos, o conceito de decepção mudou muito. Passou pelo abandono, pelo não entender, mas nunca deixou de ser o que sempre foi: um entendimento pessoal abstratíssimo! A decepção, quando não mata, ensina! Rimos disso!
A péssima recordação dos bons momentos... O ótimo esquecimento daquilo que lembramos... Difícil acompanhar? Eu sei, você é tão humano quanto eu, mas particularmente, não me interessa lhe explicar.
Voltando... a sala escura, gente chorando, uma pequena janela e uma porta nas costas. Queria algo, mas nem sabia o quê e nem lembro se queria, mas com toda certeza queria. Por que estar ali? O quê faziam lá? E aquela senhora que me banhava, dava comida, arrastava-me até aqui, onde estava? Decepção!
De lá pra cá... piorou muito mais que o que havia dito antes! Lutar contra as pessoas é dificílimo. É humanamente impossível derrotar todos, até porque somos nós os que mais nos decepcionam. Chega um tempo onde chorar e não entender não funciona mais. É necessário crescer, amadurecer e encarar o escuro e as pequenas janelas de frente!
O amadurecimento ensina que a decepção é passageira. Ele também nos diz que a decepção não existe. Sim, decepção não existe, é coisa de menino besta.
Com esse tempo e seu passar, torna-se imprescindível que aprendamos uma coisa: a decepção nem mata e nem ensina, ela apenas se transforma em maturidade. Com esse mesmo passar, vamos deixando as pessoas passarem, as coisas que elas fazem, passarem, os males que achamos tão inaceitável, passar; tudo passa e tudo passará.
Um mundo onde há decepção, é imaturo.
Assim como a decepção desaparece, o menino cresce e as janelas aumentam, a luz se expande a um nível que tudo é aprendizado! Maturidade é aprender que a decepção é aprendizado; tentativa e erro e acerto.
Mesmo que os começos sejam difíceis, nada é mais difícil que sofrer por coisas que ainda não entendemos. Onde existe o entendimento, há maturidade e percepção.
Ah, lembrei agora, a senhora voltou pra me buscar e até hoje está por aqui comigo, nunca me decepcionou.


Nenhum comentário: