sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A diferença entre os líderes.


Basicamente, líderes são obstinados. Tem seus capachos, seus inimigos e os "seus", conhecidamente intocáveis. A obstinação do líder vem de sua vontade de fazer aquilo que é preciso. O líder é obstinado pela liderança; ama aquilo que faz; mata e morre com os "seus".
Até aqui, falo Do Líder. Falo No Líder.
Já um líder e não O líder, é e pode ser qualquer um. Pode ser alguém que vai passando ou alguém que logo passa. Um líder é tão genericamente esquecido quanto aqueles que ele lidera. Um líder passa, O líder é eterno.
Os nossos país nos são Os líderes. Deles tiramos as primeiras conclusões sobre tudo. Eles nos ensinam por onde andar e como não sermos derrotados pela vida.
Nossos amigos são "um líder", em sua maioria. Quase todos passam, de tempos em tempo eles mudam.
Mas entre todos esses entes e entidades amigáveis, todos eles tem algo em comum: ninguém é para sempre.
Nenhum líder é eterno. Líderes são cíclicos. Líderes fracos morrem à própria sombra. Líderes fortes são guerreiros, gostam de sentir o "sangue" na ponta da lança. O verdadeiro líder é como um pai, protege e ama sua prole; não se faz de vencido, pois ele é invencível.
O liderado é adorador do verdadeiro líder. Presta-lhe eternas homenagens; ama-o indefinidamente.
Dificilmente vemos tantos ou até mesmo algum líder verdadeiro. O mundo está muito fraco de lideres. Temos várias lideranças, mas quase nenhuma confiança nelas. Muitas mudanças matam uma liderança. Mesmo as decisões sendo cíclicas, o que une a coletividade é a certeza de poder contar com o poder central, seja ele de onde vier e o que signifique.
Uma coisa que aprendi com tudo que já vi e escutei dos líderes: nunca confie em quem te trai uma vez. Confiança não é algo que aceite existir sob a sombra da reincidência.
O verdadeiro líder não precisa se preocupar com seus capachos. Já o líder fraco, deveria se preocupar com os "seus". Uma formiga não é nada, mas uma, duas ou três, podem acabar incomodando muito.



Nenhum comentário: