domingo, 28 de outubro de 2012

Dilma, a próxima vítima da manga?


Eu sou muito burro e incompetente! Não consigo separar a compra de votos por meio de dinheiro, e a compra de votos por meio de ameaças. O PT quando ganha, é a vontade do povo; o PT quando perde, é o abuso do poder econômico. Mas vem cá, vocês nunca estão errados não? O povo não pode se cansar de vocês?
Por 3 vezes o povo do Brasil não quis Lula. Na 4ª vez, por pena, claro, quis. Quando o Lula ganhou, foi o povo quem quis; agora que o poste perdeu, foi abuso do poder econômico. Aqui o PT jamais ameaçou: " se o 45 ganhar, eles vão acabar com o bolsa "esmola"". Aqui e em outros locais do país jamais teve isso! O PT jamais comprou um voto se quer! Joaquim Barbosa, seu mentiroso! Marcos Valério, seu santo! Lula não sabia de nada, e nem eu sei.
Luiziane escolhida a prefeita mais odiada do país, e mesmo assim o Roberto Cláudio comprou todo mundo. Fortaleza só o buraco e mesmo assim o poste ia ganhar! Ganhou foi nada.
Duvido que o povo tenha se conscientizado, mas o povo não aguenta mais servir de massa de manobra pra petista. Rui Falcão: "Atacar o PT é atacar o povo!" Atacar o PT é bater na mentira. Os ideais petistas se foram e com eles ficaram os dólares na cueca.... Inocentes, pobres e indecentes. Mas sempre estão nas páginas da corrupção.
Fortaleza bela? Shows superfaturados na passagem do ano? R$ 714 mil por um show do Caetano Veloso?
Uma coisa é certa: É muito melhor um mal de verdade, do que um mal mentiroso. Eu prefiro uma verdade ruim, do que uma mentira travestida de bondade. Nesse mundo feito de mentiras, não existem inocentes; mas nem todos somos farinha do mesmo saco. O PT se acha acima do bem e do mal, mas pra mim, não são um mal necessário. Dilma, prepara-te, pois o teu dia vai chegar...  #CHUPAESSAMANGAAMARELA

sábado, 27 de outubro de 2012

Pinguim versus Poste



Procurei, e quem sou eu para o contrário, não comentar e nem me envolver na disputa a prefeitura de nossa capital. Não moro lá, e acho justo que apenas as pessoas de lá e que lá votam, se envolvam nisso. Digo isso, pois durante toda nossa campanha, do povo 10, condenei as tentativas malogradas do candidato DERROTADÍSSIMO, de tentar influenciar os munícipes, com depoimentos e visitas de pessoas que nem aqui votavam.
O ex-presidente Lula não pensa assim; esse tal de Elmano, que a Luiziane chama de poste, também não. Poste... Pois é... Está certo que estamos falando da capital alencarina, mil vezes maior que nossa Quixadá, e com um peso político gigantesco!
Mas cada cidade tem seu valor, e sou mais a minha cidade.
Aqui a vida é pacata(já foi); é sertão selvagem e povo hospitaleiro. É pedra sobre pedra! É verão e seca! Lá, na capital, tem poste, tem banquinho pra candidato ficar maior, tem militância, tem mala com dinheiro, e pasmem: O cuecão também estava lá!
A política, podre e sem gênios, é feita pelo puro interesse de ganhar, obter poder a todo custo. "O povo..." Alguém acredita que eles, os políticos que disputam a prefeitura da capital cearense, estão preocupados com o povo? Falam em investimento, hospital da mulher(aqui eram 2 hospitais), em parceria do governo federal(aqui já tinha um hospital pronto pra vir, com papel assinado pelo senador pimentinha), mundos, fundos e todas as pompas possíveis! Mas é tudo farinha do mesmo saco, estavam até pouco antes das eleições do mesmo lado, ou melhor, lado a lado.
Mas eles não tem o que temos: Um humilde. Eles não tem o João 10! Eles não tem um homem do povo, e talvez jamais terão.
Lá, o Lula é quem vai decidir pelo povo. O Cid é que vai decidir pelo povo. Aqui, ministro, senador, deputada, deputado e até mesmo o Lula tentaram, literalmente, mas o povo quis ser soberano e não escutou o canto da sereia.
A capital cearense tem as muito mais filas nos hospitais, por empregos e por as esmolas do governo federal, que aqui. A cidade é maior e os problemas também. A pobreza de lá é muito mais complexa. Já a nossa pobreza, não é nada comparada com a da capital. Temos uma possibilidade de mudar muito mais rápido, de fazer muito mais pelo povo.
O meu prefeito conhece o povo e o povo o conhece. Aqui nos conhecemos pelo nome; lá, eles se separam pela marca da roupa. Nossa cidade teve um povo soberano; teve seu dia da independência, mesmo que tardia.
Minha cidade não é tão bela quanto Fortaleza, mas é minha e a partir do dia 1 de janeiro será de todos nós.
Minha Quixadá é tranquila, não tem orla, nem mar. Mas tem a beleza do cedro, da galinha, do cruzeiro, do santuário e de um povo que soube querer ser feliz.

142 anos e uma esperança.


 
 

Emancipar. Separar, e até agora ainda depender? Difícil. Quixadá hoje, em nada lembra a cidade de quando eu nasci. Quase todos os casarões foram derrubados; as praças destruídas pelas pedras portuguesas e nada mais. O açude abandonado e desrespeitado, saúde sucateada, buracos centenários nas ruas, e entre mortos e feridos o povo ainda tem esperança... Ow povo pra sofrer!

O povo quis mudar, ou será que apenas mudou de lado? O povo está sendo sábio ou apenas está sendo esperto? Só ao povo cabe a mudança; mudar o prefeito e um partido, não mudará nada, se o povo não fiscalizar. Nem começou e eu já estou cobrando.

Os dias de oba oba terminaram. Daqui pra frente é tentar recuperar os 142 anos de história. Não dá mais pra fazer um colégio aqui, outro ali e achar que está ou que mudou a história da educação da cidade. O povo pode até se enganar com reforma de praça, de colégio ou ampliação de qualquer coisa que seja, mas eu não.

20 dias se passaram após as eleições e somente se escutam boatos. Fofocas e maus agouros. Uns ressentidos pela derrota, outros contentes com a vitória e onde estão os que estão preparando o nosso futuro? Vão ficar comemorando até quando? Os que perderam vão ficar esperando o circo pegar fogo? Eu quero é ver trabalho com pessoas honradas e sérias, e não ficar de palhaçada o dia todo! Talvez não saibam ou não tenham visto ainda, mas eu ainda estou dando de comer aos que pedem comida na minha porta.

Educação é uma lástima. Hoje, poderia se fazer, nas escolas  públicas da cidade, um simples teste de tabuada. Sabe qual o resultado? Vou nem dizer pra não passar vergonha. A cidade está cheia de faculdades, mas a principal formação tem que se dá na formação do cidadão. Somente o cidadão bem nutrido de educação pode mudar o seu meio social. Alguém nutrido de festa e oba oba, vai ser apenas mais um zumbi.

Alguém pode até achar ruim eu estar reclamando agora, mas não estou muito preocupado com isso não. Estava preocupado quando havia a possibilidade do atraso voltar a ocupar a cadeira de prefeito, mas como isso não vai ocorrer nos próximos 4 anos, temos que aproveitar e avançar. Há muito que se fazer e 4 anos, frente ao atraso de 142 não é nada!

A cidade perde em todos os quesitos para nossa vizinha. Aqui, praticamente não há nada em termos de benéfices públicas. Nem carteira de identidade se consegue por aqui; pelo menos não com muito sacrifício e espera.

Quixadá é hoje um exemplo de autodestruição. Viver é bom, mas viver bem é melhor ainda. Hoje não é um dia de comemorar. Orgulho temos de nossa cidade, mas orgulho do povo e lembrança dos amigos, nada mais. Muitos saíram daqui para tentar uma vida melhor em outras cercanias. Sempre foi assim? Sempre será. Mas nem todo mundo pode comprar um Troller,  pra enfrentar essa buraqueira! Lembremos: buracos centenários!

Espero sinceramente que todo esse mal tenha passado, e que os novos gestores andem pelas ruas e pelo povo. Não merecemos mais sermos enganados pelo Petismo, já chega! O atraso passou... Será? Fiz o que pude para que isso seja verdade.

Ontem quis o verde da minha esperança. Eu disse que a esperança era 10. Hoje o verde é apenas uma lembrança boa, queremos uma realidade. O povo também soube ver isso, e é assim que será pelos próximos 4 anos. Lembrem-se, meus amigos futuros gestores: O mesmo povo que vos acolhe, pode muito bem lhes abandonar. O povo é sábio e eu não sou burro.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sábia mamãe...



"Mãe, o menino me chamou de viado." "E você é, meu filho?" Daqui eu posso tirar muito do que mamãe me deu: EDUCAÇÃO. Mas posso tirar um pouco mais: AMOR-PRÓPRIO. Mas a maioria, tiraria sangue de quem dissesse isso.
O mal causa destruição, mesmo que ela seja necessária. A dor causa mágoas e desavenças, mesmo que elas sejam necessárias. O sofrimento faz bem, enquanto seja construtivo... O mundo é grande demais para que os detalhes sejam vistos por todos. Somos diferentes, justamente por sermos iguais. Existem, claro, pessoas especiais, da mesma forma que existem males insanáveis. Acreditar, é todo que precisamos. Perceber, é tudo que normalmente não queremos.
Vivemos no país das cotas. Mas vivemos no país da intolerância? Vivemos no país dos ladrões. Mas vivemos no país do povo desonesto? Vivemos no país dos boêmios, mas não vivemos no país dos filósofos... O nosso Sócrates... O nosso Ulisses... Somos um país de escravos do poder; poder que deveria emanar no povo.
Mamãe se perdeu na conversa, mas ela sabe que alguém perdido não deve procurar o mal. A luz se apagou, mas nem por isso me achei distante ou separado do resto do Brasil. Alguns se importam com os comentários ou com a INTOLERÂNCIA dos mal-educados, e eu me importo com quem se importa.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Podemos ser tudo, inclusive nada.



Efêmera a alegria sem sentido. Somos assim: Mil sentimentos, muitos amigos, inúmeros amores e poucas alegrias. Rimos de nós e sorrimos para nosso futuros algozes... Sonho de vida ou viver de sonhos? Não há como se saber o que vem amanhã, mas o que se faz, aqui se paga.
Ditados, deitados, correntes de pensamento; em tudo somos apenas as sementes de novas ideias! O que quero dizer? Nem eu sei. Mas vamos "divagar" como a dor, pois o santo é de barro. E se se vai longe andando devagar, imagine se corrêssemos todos os riscos! Mas os riscos marcam, assim como a alegria sem sentido...
O poeta sorri para a dor, a mesma medida em que a dor lhe destroi.
Dor só me serve se for doída, tingida e fingida de amor...
Não quero sois pontes, indigentes ou festins;
quero sois alegres, entregues pra mim.
Não há espaço para lides, pois as miríades estão ao meu lado; e ao meu lado há rancor, pressa e alegria. É o raiar do dia, a má formação das nuvens. É o meu canto paginado e vergado em pranto. A dor é imensa, e minha crença pequena. E os meus problemas... Não existem, mas de moram comigo. Amo-os e os maltrato. Esses são os fatos e os estratagemas pessoais contra mim... São meus, os problemas, coisas sem fim.
Efêmera alegria que dura sem sentido. Se foram os amigos; se foram, não sei se eram. Sou apenas uma e não mais de mil. Já tive outros amores, mas como esse, vil, não dá pra sentir mais que isso.
Amanhã, como tudo igual, saberei que sou humano e como tal, erguerei os meus castelos com as pedras que atire; vencerei meus duelos, pois me sou o rei!
O poeta medita com a dor, a mesma do que lhe vende sem apreço, ou suor, e apenas sente.
A dor que já fora doída, vivida em desamor...
Hoje é lua escura nua crua virtua intrusa que petrifica.
Esqueças os sois alegres, pois só há rancor nessa promessas! Vamos, tenho pressa!
Amanhã, dia frio.
Efêmera alegria, que contagia, e se transforma em dor,
fizeste tua paz, e nunca mais se foi.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Memorando de lembranças.



No silêncio de uma pausa
Um triste fim de caminhada.
Uma busca pelo relento,
no pensamento e na calçada.

Digo que não, mas tento,
Na surdina madrugada
entender se me sustento
na dor ou no abandono

Não é o que me tira o sono,
nem o que me deixa inquieto.
é o que me consome por completo.

Pois ao ter uma irá sem dono
Não sou além de mim...
Quem dera viver assim....

P.S. Pra sempre.